Translate

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Oportunidade de qualificação no interior

O município de Itaocara foi escolhido no Projeto pro Mercado de Trabalho 2011 onde alguns moradores foram selecionados para se inscrever no programa.
Os cursos são: Gestão Empresarial – Dep. Pessoal, Marketing, Gestão Administrativa, contabilidade e ainda cursos na Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás.
Será realizada uma palestra no próximo dia 23/07 (sábado) nos horários de 10 da manhã, 2 horas da tarde e as 17 horas. Onde os interresados poderam obter maiores informações. É uma boa oportunidade para a comunidade se qualificar para o mercado de trabalho, já que os cursos de como um dos pré requisitos a idade mínima de 14 anos.
Lembrando que os menores deverão comparecer acompanhados dos responsáveis e o curso será ministrado na mesma cidade.
Local: Nacional Esporte clube
Rua Nilo Peçanha, n 360, centro de Itaocara

terça-feira, 12 de julho de 2011

Algumas dicas Ecológicas

Economize ao imprimir.
Use frente e verso do papel, em modo rascunho.
Você também pode ler livros baixando-os pela internet.Muito bom os audiobooks, você poderá ouví-los a qualquer hora e em qualquer lugar. Menos papel, menos árvores destruídas.

Prefira os produtos de limpeza biodegradáveis. Você estará ajudando a diminuir o acúmulo de resíduos tóxicos nos rios e mares.

Procure utilizar produtos concentrados em vez dos diluídos. Assim você reduzirá o consumo de embalagens.

Utilize a água da máquina de lavar para usar no vaso sanitário, na lavagem de varandas e quintais. Reaproveite!

Evite comprar produtos em aerossol. Esta embalagem geralmente contém gases Clorofluorcarbonos (CFCs), que são responsáveis pelo buraco na camada de ozônio
Recuse sacolas plásticas. Alguns estabelecimentos comerciais ja disponibilizam caixas de papelão graatuitamente, e outros vendem sacolas retornáveis a preços simbólicos.

O lixo plástico na superfície dos oceanos é uma ameaça mortal para as baleias e os golfinhos

O lixo plástico na superfície dos oceanos é uma ameaça mortal para as baleias e os golfinhos e ainda não foi estudado pela ciência, segundo um estudo que será apresentado na reunião da Comissão Baleeira, que começa nesta segunda-feira na ilha britânica de Jersey.
Em 2008, 134 tipos de redes diferentes foram encontradas nos estômagos de duas cachalotes que encalharam no litoral da Califórnia, Estados Unidos, e que provavelmente morreram de oclusão intestinal. Em 1999, na cidade de Biscarrosse (sudoeste da França), uma baleia de Cuvier encalhou com 33 kg de plástico no corpo.
Os cetáceos, como as tartarugas e os pássaros, têm grande dificuldade de digerir esses dejetos, cada vez mais numerosos, indica o estudo apresentado ao comitê científico da Comissão Baleeira Internacional (CBI), viando à reunião de Jersey.
"A ameaça dos dejetos marinhos de plástico para inúmeros animais marinhos foi estabelecida há tempos, mas a ameaça para as baleias e os golfinhos é menos clara", considera o autor, Mark Simmonds, cientista chefe da Sociedade para a Conservação dos Golfinhos e Baleias (WDCS), uma ONG britânica.
"No entanto, foi estabelecido que esses dejetos podem causar dano aos animais, seja porque os ingere, ou porque ficam enredados neles", explicou.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) destacou em fevereiro, em seu informe de 2011, a forma com que milhões de dejetos plásticos ameaçam os litorais devido à utilização cada vez mais importante do plástico e de taxas de reciclagem ainda fracas.
A WDCS é favorável que a CBI assine o "Compromisso de Honolulu", um pedido internacional lançado em março, no Havaí, para incentivar os governos, associações e cidadãos a agir para reduzir os dejetos marinhos.
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com


E você caro internauta, esta fazendo alguma coisa para diminuir seu lixo?
Falo isso porque temos a mania de deixar tudo para que os outros fazerem, sempre com a desculpa de que isso não me diz respeito, colocamos a responsabilidade nos governantes que deveriam ter mais fiscalização e por ai vai...lembro-me de uma ilustração que li em um livro tempos atrás. Falava do desespero de um ratinho em uma fazenda quando viu que o fazendeiro havia comprado uma ratoeira, desesperado ele saiu contando para todos os animais da fazenda e muitos não deram ouvido, sempre com a desculpa, "...esse problema não me diz respeito", quando aconteceu o que todos temiam, a ratoeira disparou pegando uma vítima, uma cobra e sem saber de nada a dona da casa pegou no escuro a ratoeira e foi picada pela cobra, muito doente, foi feito uma canja com a galinha e no final de tudo um churrasco para comemorar a sua recuperação, “Quando há uma ratoeira na casa, todos correm perigo”...
Então que tal levar sua própria sacola retornável da próxima vez que for a feira e/ou ao supermercado?
Eu já estou fazendo a minha parte, e você?
Essa é apenas uma das coisas que você pode fazer pra reduzir o lixo por nós gerado.