Translate

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Resenha do livro Comportamento Seguro

Resenha do livro Comportamento Seguro (parte)
Anderson Canfild - Psicólogo e Consultor da Comportamento - Psicologia do Trabalho
APRESENTAÇÃO

Nesta a autora conta o que a instigou a escrever o livro. Primeiro por perceber que não havia respostas para tantas perguntas relacionadas a área de segurança, assim sendo, resolveu escrever sua dissertação de mestrado focando a Psicologia da Segurança do Trabalho e no segundo momento pela escassez de livros publicados da área.


Evitamos acidentes ou Promovemos Saúde?

A autora nesta parte destaca que a característica essencial do fazer prevenção é atuar antes que ocorra o acidente. Por isso, prevenir é diferente de diagnosticar precocemente ou tratar com eficiência. Prevenir conforme o livro implica em agir em relação aos determinantes dos problemas e não apenas em relação aos problemas e suas conseqüências, o que muda o foco de atuação. Neste ponto é que muitas empresas geram equívocos em fazer prevenção, pois o fazem apenas calculando taxas de freqüência e analisando os acidentes para prevenir a reincidência. Isto demonstra ainda que é possível que grande parte das estratégias de prevenção estão baseadas no paradigma da doença, do acidente e não da saúde
Quem são os Educadores? Desafios para a formação profissional

Os autores demonstram neste tópico a necessidade que as empresas devem ter ao enxergar o educador não só como aquele que ministra e realiza os treinamentos, mas sim todos aqueles que de alguma forma contribuem com a gestão organizacional, sejam eles diretores, gerentes, supervisores, coordenadores e colaboradores de uma forma geral.
O processo de ensinar e aprender vai muito além das salas de aula e treinamento. É um processo continuo e do dia a dia. Preocupar-se com a capacitação desses profissionais é fundamental para o bom desempenho no processo de prevenção.
O que se encontra hoje são profissionais muitas vezes tecnicamente capazes, mas sem uma formação didático pedagógica adequada para a realização do processo de ensinar.

Percepção de Riscos

Após um breve relato histórico sobre os riscos, perigos e prevenção de acidentes o autor remete-se a uma questão instigante. A segurança faz parte da natureza humana? Faz-se, por que continuamos, mesmo sabendo dos riscos e perigos que corremos, a trabalhar com insegurança.
É claro que trabalhar com segurança não faz parte da natureza humana, pois se fizesse jamais um ser humano em sã consciência desrespeitaria algo que pudesse causar lesões em si mesmo.
A partir daí o autor explica e nos traz uma compreensão sobre os conceitos que constituem o processo de prevenção como; sensação, percepção, risco, perigo, acidentes, incidentes, desvios e percepção de risco, sendo que este último torna-se o tópico de grande analise.

Parte da Resenha do livro Comportamento Seguro
Anderson Canfild - Psicólogo e Consultor da Comportamento - Psicologia do Trabalho

Disponível em: http://www.comportamento.com.br/artigos_detail.asp?id_artigos=14

Nenhum comentário:

Postar um comentário