Translate

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Trabalho em plataforma de petróleo tem escala de 14 dias; profissionais recebem adicionais como o de periculosidade .

SÃO PAULO - O crescimento do setor de petróleo no País, especialmente com o início efetivo da exploração do pré-sal, abre uma nova fronteira de oportunidades de emprego: a atividade off shore, exercida em alto mar. Além dos profissionais diretamente ligados ao setor petrolífero, as plataformas de produção demandam também pessoal de apoio, como especialistas em segurança, cozinheiros e pilotos de helicóptero.

Somente para a função de sondador - técnico responsável por operar da sonda que retira petróleo do mar -, há 5 mil vagas em aberto, afirma José Renato de Almeida, coordenador executivo do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp). Ele explica que a demanda por trabalhadores off shore está inserida nas necessidades de mão de obra para todo o segmento de óleo e gás, calculada pelo Prominp em 212 mil profissionais até 2014.

Quem se interessa pelo setor, terá de se adaptar a uma realidade diferente de trabalho: a escala nas plataformas de petróleo é de 14 dias de trabalho para 14 dias de folga. Entretanto, o "prêmio" pelo isolamento em alto mar costuma ser de 30% em relação aos salários pagos em terra, segundo dados de mercado. Além disso, os adicionais de embarque e de periculosidade podem garantir um "extra" de até 67% sobre os vencimentos originais.


reportagem completa em: http://www.portosenavios.com.br/site/noticiario/industria-naval/7946-pre-sal-abre-leque-de-oportunidades-em-alto-mar

2 comentários:

  1. Realmente o trabalho off shore é muito interessante e atrativo, porém você deve estar muito bem qualificado e disposto a viver longe de seus familiares por um longo período.
    Muitos não se adaptam e tem logo seus sonhos frustrados quando se dão conta de que estão em alto mar e isolados percebem que perderam a sua "liberdade", frustrados desistem.
    Outros encaram como um novo desafio, uma oportunidade de aprenderem cada vez mais e ainda ser muito bem remunerado.
    Conheço um amigo que fez um curso de soldador, com pouco mais de um mês que tinha terminado o curso, participou de um processo seletivo no município de Macaé - RJ e ja esta trabalhando embarcado. Parabenizo a você que corre a atrás de seu sonho e não desiste diante das situações adversas que surgem.

    ResponderExcluir
  2. Acho interessante a área de petróleo e gás, mas acho frustante o fato de as empresas não aceitar platorfistas sem experiências. Vejo hoje muitas multinacionais que tem condições para dar treinamentos aos seus futuros funcionários, mas não o fazem porque não querem ter o trabalho de qualificá-los. Sou Técnico em Emploração de Petróleo e Gás e até o presente momento nem para uma entrevista não fui chamado, mesmo tendo mandado muitos currículos para muitas empresas.

    Espero que dentre esses milhares de vagas que se diz o mercado está carente. uma possa ser minha.

    ResponderExcluir