Translate

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

CBO 2149-35 - Tecnólogo em segurança do trabalho

Descrição Sumária

Controlam perdas de processos, produtos e serviços ao identificar, determinar e analisar causas de perdas, estabelecendo plano de ações preventivas e corretivas. Desenvolvem, testam e supervisionam sistemas, processos e métodos produtivos, gerenciam atividades de segurança do trabalho e do meio ambiente, planejam empreendimentos e atividades produtivas e coordenam equipes, treinamentos e atividades de trabalho.

Formação e experiência

As ocupações da família requerem curso de Engenharia ou de Tecnologia nas áreas de Produção Industrial e Segurança do Trabalho, com registro no CREA, seguido ou não de cursos de especialização. Na área de processos e métodos, tempos e movimentos, é comum a formação em engenharia de produção ou industrial. É cada vez mais frequente a presença de profissionais com pós-graduação. O exercício pleno da atividade se dá, em média, após quatro anos de exercício profissional no caso dos engenheiros e dos tecnólogos em segurança do trabalho e de um a dois anos para os tecnólogos em produção industrial.

Condições gerais de exercício

O trabalho é exercido em empresas dos mais diversos ramos, embora predomine o ramo industrial onde podemos destacar a metalurgia, fabricação de máquinas, equipamentos e veículos automotores, produtos alimentares e refino de petróleo. As instituições empregadoras são de diversos portes, públicas ou privadas. Os profissionais trabalham em equipe, com supervisão ocasional. Eventualmente, em algumas atividades, podem estar expostos a condições especiais de trabalho, tais como ruído intenso e altas temperaturas.

3 comentários:

  1. gostaria de saber se o tecnologo em sgurança do trabalho pode assina o sesmt, se sou berem a resposta gentileza enviar para joerhll@gmail.com com link de regulamentação agradeço desde ja atenção de vocês..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega, o serviço especializado em engenharia de segurança em medicina do trabalho- SESMT só pode ser assinado pelo medico do trabalho e pelo engenheiro em segurança no trabalho

      Excluir
  2. Das duas não forma uma resposta pelo amor de Deus, cade leitura nessa gente

    ResponderExcluir