Translate

sábado, 6 de fevereiro de 2010

QUESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS

Com a globalização, a necessidade das empresas se manterem no mercado é cada vez maior, levando elas a cada vez mais se tornarem mais competitivas, buscando com isso ter um diferencial em relação as demais. O fato é que elas deveriam estar envolvidas com a questão da política de Gestão Ambiental, no desenvolvimento e criação de produtos menos agressivos ao meio ambiente, isso refletirá diretamente na sua imagem e aí sim, este se tornará com certeza um grande diferencial competitivo e ela só terá a ganhar.
Quando as empresas passarem a investir mais em menos geração de resíduos e menos desperdícios, conseqüentemente seus gastos com energia, água, insumos serão menores e assim terão mais tempo para investirem na comercialização de seus produtos.
As empresas sofrem com a pressão do governo, pressão do mercado, seguradoras, fornecedores, sistema financeiro, tecnologia, sindicatos e comunidades. Algumas se tornam pró-ativas sempre preocupadas em serem realmente melhores no que fazem, outras só fazem o que deve ser feito dentro do que a legislação diz que devem fazer, e ainda existem aquelas que não fazem nada, só fazem quanto estão a mercê de uma fiscalização dos órgãos reguladores.
Deveriam encontrar formas de gerenciar os resíduos produzidos por ela, e procurando sempre alternativas que tornem seus produtos menos agresíveis, entretanto isso só acontecerá se houver conscientização e comprometimento de todos os envolvidos no processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário