Translate

terça-feira, 22 de março de 2011

Petrobras investe R$ 1,4 bi em pesquisa .

Estatal faz parceria com centros de pesquisa para desenvolver tecnologia para pré-sal e preparar fornecedores

Objetivo é resolver gargalos tecnológicos e promover a fabricação local de componentes atualmente importados

A Petrobras deve investir R$ 1,4 bilhão até 2014 em parcerias com universidades e centros de pesquisas para desenvolver tecnologias para o pré-sal e para a cadeia de fornecedores da estatal.
A ideia é retirar os gargalos tecnológicos que existem no país e promover a fabricação local de componentes, hoje importados, e de novos equipamentos adaptados às condições das novas reservas.
Em entrevista à Folha, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, afirmou que fomenta uma rede de mais de 70 laboratórios em universidades, "com o melhor nível de qualificação e capacidade computacional".
Um dos objetivos, diz, é dar condições ao avanço do conteúdo nacional nas encomendas da empresa.
Atualmente, 65% dos bens e serviços são contratados no país. Gabrielli diz que, em projetos inovadores da estatal, como nas sondas de perfuração licitadas para o estaleiro Atlântico Sul, a exigência de nacionalização inicial é menor -de 55%.
Mas o objetivo, afirma, é gradualmente elevar esse percentual nas últimas unidades a serem entregues.
"Por isso, simplificamos nossos projetos e estamos oferecendo, em alguns casos, contratos no atacado, em grande volume, como as sondas e oito cascos de FPSO's [navios-plataforma de produção e armazenamento de óleo] encomendados ao estaleiro Rio Grande."
Veja reportagem completa em: http://www.portosenavios.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário