Translate

terça-feira, 22 de março de 2011

Sustentável é pensar no futuro

O que fazer com o material reciclável?
Pontos de coleta e cooperativas são os melhores destinos para as embalagens não utilizadas.


No processo mecânico de reciclagem todos os materiais são lavados, porém não podemos esquecer que até chegar a este ponto várias pessoas foram envolvidas. Apesar de não ser estritamente necessário, eu concordo em lavar as embalagens em casa, pois com isto evitamos o desagradável odor de material orgânico em decomposição para garis, catadores e funcionários de usinas de triagem.

Mas, acima de tudo, o que todos temos de fazer é tratar o chamado lixo urbano - ou domiciliar - como o que é realmente: matéria-prima. Esta, quando reaproveitada corretamente e utilizada para fazer novos produtos, traz a diminuição da quantidade de material enviado para aterros sanitários, a redução da extração de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos a respeito do tratamento e destino do nosso “lixo”.

Para ajudar nesse processo, a primeira possibilidade é deixar a maior quantidade de embalagens recicláveis no próprio local de compra. Por exemplo: a caixinha de papelão da pasta de dentes é muito útil para proteger o produto no transporte e apresentá-lo na prateleira. Porém, uma vez escolhida, sua embalagem já não tem grande importância.

Ter uma pequena quantidade de material reciclado não é interessante para recicladores ou cooperativas de reciclagem, mas é um problema para nós. Para facilitar nosso dia a dia, já existem os pontos de entrega voluntária (PEVs) onde podemos deixar nossos materiais recicláveis. Para saber qual o mais próximo de sua casa, basta entrar no site do projeto Rota da Reciclagem, que indica os PEVs existentes em todo o território nacional por meio do Google Maps.

Dos pontos de coleta os materiais recicláveis são encaminhados para cooperativas de catadores e usinas de triagem, onde são separados entre os diversos tipos, colocados em fardos e enviados aos diversos recicladores.

Se seu bairro ou cidade não tem pontos de entrega voluntária, associação de catadores ou coleta seletiva, converse com o sacolão, o mercadinho ou o supermercado mais próximo para ver a possibilidade de implementação. Esta atitude beneficiará toda a sociedade.



Veja a reportagem completa em : http://resudaca.wordpress.com

Um comentário:

  1. Se cada um fizer a sua parte com certeza teremos uma sociedade mais sustentável.

    ResponderExcluir